
ÁGUA
AJUDA A EMAGRECER
Pesquisa de universidade americana diz que o líquido auxilia
na queima de calorias.
Você já deve ter escutado pelo menos uma dezena
de conselhos sobre a necessidade de tomar no mínimo oito
copos de água por dia. Todos os conselhos são acompanhados
de uma boa exposição dos benefícios que você terá se
mantiver o organismo hidratado. Anote mais um: a água é uma
arma eficiente para quem quer emagrecer. Resultados preliminares
de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Utah,
nos Estados Unidos, indicam que uma pessoa desidratada tende a
queimar menos calorias que outra (de altura, peso e atividades
físicas iguais) que não tenha carência de água
no organismo. Isso significa que, com o corpo hidratado, fica mais
fácil emagrecer. Ou, então, que alguém que
diariamente toma 2 litros de água pode vez ou outra comer
uma colher de doce de leite ou dois brigadeiros que não
estavam nos planos e mesmo assim continuar a perder peso. Quem
tem gordurinhas a queimar não deve imaginar que vai entrar
em forma bebendo água. Tomar grandes quantidades do líquido
não substitui a dieta e a atividade física, mas ajuda.
As pessoas não podem esperar sentir sede para tomar água,
a sede já é sinal de desidratação.
A pessoa que não toma os oito copos (o correspondente a 2 litros) de água
por dia não está cometendo nenhum erro incontornável,
mas pode estar abrindo mão de um aliado na dura tarefa de fazer dieta.
O organismo tem um meio eficiente de avisar o momento em que a quantidade de água
cai abaixo do nível considerado ideal. 'A sensação de
sede é o aviso de que o corpo está pedindo para ser hidratado',
afirma a nutricionista Maria Cecília Corsi, de São Paulo. A função
dos dois litros diários é impedir que esse aviso tenha de ser
acionado. É como no automóvel: o dono não precisa esperar
que a luz vermelha no painel denuncie a necessidade de substituir o óleo
no carter. Mantendo o reservatório sempre cheio, a luz nunca acenderá e
o motor tende a funcionar melhor. Esse é o princípio do consumo
regular de líquido. 'O organismo não tem capacidade de armazenar água',
diz o médico Henrique Suplicy, professor de endocrinologia da Universidade
do Paraná. Por essa razão é importante estar sempre repondo
o estoque'.
Água
na comida
Á água ajuda a regular a
temperatura do organismo e a diluir o sangue nas veias (quanto
mais espesso estiver o sangue, menos eficiente será o transporte
de nutrientes até as células). Ela também
auxilia a eliminar as toxinas do organismo pela urina e pela transpiração.
E ainda contribui, entre uma série de benefícios,
para deixar a pele mais viçosa e para tornar os cabelos
mais brilhantes. A atriz Suzy Rêgo, de 32 anos, bebe 3 litros
de água por dia. 'Quando fui fazer teatro passei a tomar
mais água para limpar a garganta e soltar a voz', conta
Suzy. 'Percebi que minha pele melhorou, a disposição
aumentou e o intestino começou a funcionar melhor'. Outras fontes
- detalhe importante: a água in natura é a
principal mas não a única fonte de que uma pessoa
dispõe para hidratar o organismo. Quem segue uma dieta normal,
com café da manhã, almoço, jantar e pelo menos
dois lanches nos intervalos, acabará ingerindo no final
do dia entre 500 e 800 mililitros de água. Isso porque,
em maior ou menor proporção, todo alimento contém
certa quantidade de água (veja tabela abaixo). Evite os
alimentos salgados. Eles retêm líquido no organismo,
aumenta a pressão arterial e impede que a água cumpra
a função de reduzir a quantidade de toxinas.
Suco
de frutas
a
pessoa que não tem preocupação
com a balança pode substituir a água pelos sucos
naturais de frutas (o único inconveniente é que eles
contém calorias e, em excesso, poderão contribuir
para que o corpo venha a acumular alguns quilinhos). O café,
o chá mate e o chá preto também hidratam.
Mas têm a desvantagem de ser ricos em cafeínas. Em
excesso, há a possibilidade de essa substância provocar
irritação no estômago e desregular o sono.
'Além disso, uma substância que mascara de forma artificial
a sensação de sede', diz o endocrinologista Geraldo
Medeiros, professor de endocrinologia da Faculdade de Medicina
da Universidade de São Paulo. 'Por essa razão, quem
toma muito café deve ter sempre a precaução
de beber água, mesmo que não tenha vontade'. Isso
evitará o risco de desidratação. Autora
da matéria: Mônica
Gailewitch
|