Paciente idosa que faz o uso de equipo de nutrição enteral com enfermeira.

Equipo de nutrição enteral: o que é e para que serve?

Categorias: Dieta Enteral
Publicado: Dezembro 14, 2022

Ao receber uma dieta enteral, um paciente estará sendo alimentado por uma sonda e, para que ela faça seu trabalho, é preciso utilizar o equipo para nutrição enteral.

Esse item será responsável por garantir que seja feita a ligação da sonda de alimentação do indivíduo ao recipiente de solução (que se trata do frasco/bolsa com o conteúdo).

O equipo é muito utilizado na administração de dietas enterais, sendo indicado para realizar infusão por gravidade em indivíduos que estejam utilizando a sonda nasoenteral ou gastroenteral.

A seguir, vamos entender melhor o que é um equipo para nutrição enteral, como é feita essa nutrição e como utilizar o equipo para este tipo de alimentação. Confira!

 

O que é equipo de nutrição enteral?

O equipo é um item utilizado na dieta enteral, contribuindo para que a fórmula chegue até o organismo do paciente. Ele possui uma ponta perfurante com uma tampa protetora. Além disso, possui uma câmara flexível (que possibilita a visualização do gotejamento) e podem possuir ou não um filtro de ar.

É um item simples e compacto que tem o papel de facilitar a alimentação enteral de um paciente.

Ele irá possibilitar que o alimento saia do frasco e chegue até à sonda que garantirá a chegada dos nutrientes até o organismo do paciente.

 

Como é feita a nutrição enteral?

A nutrição enteral é uma opção para pacientes que necessitam de um auxílio para conseguirem todos os nutrientes necessários diariamente em sua alimentação. 

Por variados motivos, como dificuldade para deglutir, pós-cirúrgico etc, um paciente pode acabar tendo apenas essa opção para continuar se nutrindo e, com isso, evitar agravar um quadro ou perder peso após uma cirurgia, por exemplo.

Ela é feita por meio de uma sonda, que será a responsável por levar os nutrientes dessa dieta até o organismo do paciente. Por necessitar dessa sonda que a nutrição enteral também necessita do equipo e dos demais itens para contribuir com esse momento.

 

Como usar o equipo para dieta enteral?

O equipo estará ligado à sonda, mas, antes de fazer essa conexão entre os dois, é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, é importante saber como usar o equipo para dieta enteral.

Antes de realizar a conexão entre a sonda e o equipo, é necessário se certificar de que a pinça do rolete esteja bem fechada, para garantir que nenhuma gota seja desperdiçada.

Em seguida, será fixado o frasco ou a bolsa que contém o alimento acima da cabeça do indivíduo. Para isso, faça o uso de um suporte que é especificamente para esta situação. Abra a pinça, atente-se ao preenchimento do equipo e a total saída do ar.

Assim que a fórmula nutricional ocupar todo o caminho do equipo, é só fechar novamente a pinça. 

Tendo feito isso, será necessário conectar o equipo à sonda e, para liberar a fórmula, abra a pinça. Atenção neste momento para evitar que o gotejamento saia muito rápido.

Se precisar, verifique a sonda também para que ela esteja firme no lugar. Após feita a alimentação do paciente, é só desconectar as peças e limpar o equipo e os demais itens utilizados.

 

Adquira equipo para dieta enteral na Nutrição Total!

Além de encontrar fórmulas e demais produtos para realizar uma alimentação enteral, na Nutrição Total você também irá encontrar o equipo e outros acessórios que poderão contribuir para o momento.

Estamos falando de um item essencial e que não pode faltar, ou seja, aproveite essa oportunidade para já garantir os seus acessórios e também as fórmulas necessárias para uma dieta enteral equilibrada e pensando na saúde do paciente.

← Anterior Próximo →
0 Comment(s)