Mulher tomando suplementos

Suplementos: para quem são indicados?

Categorias: Suplementos
Publicado: Fevereiro 07, 2023

Os suplementos alimentares são uma opção para complementar a nossa alimentação, com o intuito de garantir que o nosso organismo receba as quantidades adequadas de cada nutriente que ele precisa para promover um bom funcionamento e combater possíveis doenças e enfermidades.

Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis como uma opção para complementação nutricional, no caso de dietas restritivas, alterações metabólicas, atividade física intensa, entre outros.

Pessoas doentes ou com condições específicas, por exemplo deficiência de nutrientes, devem procurar um profissional de saúde habilitado para receber orientações de consumo.

Para entendermos essas questões e evitar consumir algo sem necessidade, vamos entender para que eles servem e para qual público é indicado. Confira!

Para que servem suplementos?

Os suplementos alimentares servem para complementar a nossa alimentação, sendo indicados para pessoas que estejam saudáveis e querem manter esse quadro. Ou seja, suplementos não são nenhum tipo de medicamento. 

Apesar de ser possível obter todos os nutrientes que precisamos, para o pleno funcionamento de nosso organismo, através da alimentação, algumas pessoas possuem dificuldades em suprir essas necessidades e, por isso, buscam na suplementação uma forma de manter a boa saúde.

Com isso, sabemos que ela será uma ajuda para pessoas que não conseguem se alimentar adequadamente ou possuem muitas restrições e precisam de uma outra forma de se manterem nutridos.

Quais os principais tipos de suplementos?

Suplementação de proteínas 

A suplementação de proteínas é uma opção para quem precisa complementar as proteínas na alimentação diária.

A suplementação de proteína pode ser essencial para crianças e idosos, por exemplo, que consomem poucos alimentos proteicos. O mesmo vale para os adultos.

Suplementação de Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo que está entre os nutrientes mais buscados na suplementação, afinal, a maior parte das pessoas acaba não consumindo a quantidade adequada para o dia.

O ômega 3 é de grande importância para o nosso coração e cérebro, contribuindo para mantê-los saudáveis e também é um excelente antiinflamatório para o corpo.

Como é um nutriente que o corpo humano não produz, sendo mais encontrado em peixes (como o salmão), é importante  obtê-los através da alimentação ou com a suplementação.

Suplementos de probióticos

Os probióticos são bactérias consideradas boas para o nosso organismo, capazes de proteger os tratos digestivos e ajudam no combate de infecções e ainda ajudam na absorção de nutrientes.

Os probióticos podem ser consumidos diariamente e oferecem benefícios diversos para o nosso intestino e também para o nosso sistema imunológico.

Os suplementos de probióticos podem ser úteis para pacientes internados, por exemplo, oferecendo uma proteção importante no ambiente hospitalar. Além disso, são indicados para pessoas que costumam adoecer facilmente e tenham problemas intestinais.

Suplementos de vitamina D

Principalmente para a terceira idade, a vitamina D cumpre um papel fundamental no fortalecimento dos ossos e contribui para uma melhora na saúde muscular de forma generalizada.

Está na lista dos 24 micronutrientes que são considerados essenciais para a nossa sobrevivência. É possível obter essa vitamina através de banhos de sol, principalmente no verão, podendo ser indicado uma exposição de 20 minutos e já se obtém o necessário para o dia.

Mas, na falta do sol ou desse banho solar diário, a melhor forma de garantir que esteja recebendo essa vitamina tão importante é através da suplementação.

Quem pode tomar suplementos?

A suplementação é uma opção para que pessoas saudáveis consigam consumir a quantidade diária de nutrientes, geralmente sendo indicado para quem come pouco, tem restrições alimentares, etc.

Portanto, todos podem consumir estes suplementos de forma acompanhada, sendo uma excelente opção para se manter com saúde. 

Atenção! Tomar suplementos alimentares sem acompanhamento médico pode não ser uma boa opção, principalmente se não houver nenhum motivo aparente para essa decisão. O consumo de suplementos por pessoas que estejam com algum problema clínico, ou até mesmo em tratamento, só deve ser feito com este acompanhamento.

Suplementos é na Nutrição Total!

Para encontrar as melhores marcas do mercado, ter um atendimento de qualidade e encontrar tudo que precisa para uma dieta balanceada, conte com a Nutrição Total!

Temos diversas opções de suplementos para contribuir com uma vida mais saudável. Venha conhecer os nossos produtos e desfrutar de todas as vantagens que só se encontra aqui.

← Anterior Próximo →
Comment(s)